terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CONHECIMENTO NO QUARTEL DA ATALAIA

É verdade, conheci Igrejas Caeiro no Quartel da Atalaia em Tavira, onde funcionara, durante décadas, o CISMI ( Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria ).
Igrejas Caeiro frequentou, em 1939, o primeiro Curso de Sargentos Milicianos que aconteceu naquela unidade militar. O meu pai também.
Em 1989, Igrejas Caeiro, com uma grande trabalheira, resolveu comemorar os Cinquenta Anos da incorporação, contactando, por via postal, todos os Instruendos daquele 1º curso do CISMI. O meu pai,mal recebeu a carta, confirmou que participava no Encontro, que se ía realizar naquele quartel de Tavira. Realizou-se em Outubro de 1989.
Eram umas dezenas de Antigos Instruendos, a maior parte acompanhado pelas Mulheres e outros familiares. A minha mãe também foi.
Naqueles dois dias, apercebi-me, que aqueles Sargentos Milicianos,formados no 1º Curso de 1939, tinham rejuvenescido, via-se alegria ao recordarem as peripécias da recruta.
Foi uma grande confraternização. Foi uma grande ideia nascida na cabeça do Igrejas Caeiro. Além de grande comunicador, era um grande Senhor.

1 comentário:

SOL da Esteva disse...

Paulo

Igrejas Caeiro, como Grande Homem que foi, não necessitou colocar-se em bicos de pés para ser grande, como foi; bastou-lhe a sua postura e profissionalismo, (que as amplas Liberdades tentaram arrasar) para ser uma referência de HOMEM.
As "novas oportunidades" (agora) são dadas preferencialmente a oportunistas.
Tristeza na Comunicação que temos.

Penso ter sido por essa altura que foi iniciada a Classe de Sargentos Económicos, vulgo Cabos Milicianos.

Abraços.

SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/