segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UMA REPORTAGEM AO JANTAR

Acabei de assistir, na TVI, a uma reportagem sobre BSE ( encefalopatia espongiforme bovina ) e, para quem, não tiver outros conhecimentos, aquilo deixa as pessoas assustadas.
Não sou perito, mas trabalhei, até a aposentação, em Matadouros, o que me dá uma ideia diferente da que passou na reportagem.
Houve Governos que tentaram, durante algum tempo, esconder que tinham vacas loucas nos seus países. Aconteceu em Portugal. O primeiro caso de BSE detectado em Portugal ocorreu em 1990, e até 1994, foram detectados mais duas dezenas. Os animais afectados, eram da raça Frísia (bovinos de leite) e tinham sido importados de Inglaterra.
Andava tudo camuflado, este País, que na época importava centenas de novilhas leiteiras, estava imune à doença. Um dia, na AR, um deputado da oposição diz haver casos  confirmados de encefalopatia espongiforme em Portugal. Cavaco, PM, diz não ser verdade, e as medidas não foram tomadas, e um caso de Saúde Pública, transforma-se num caso Político, o que levou, a partir de 1997,98, 99, 2000, ao aparecimento de um número preocupante de animais infectados. Mas não foi só o Cavaco a menosprezar a BSE, há aquela cena caricata do Ministro da Agricultura do Guterres, a comer mioleira frente às câmaras de TV.

Na reportagem da TVI, o jornalista fala em testes rápidos,e quem está por fora, pode ficar com a ideia que se tira uma "amostra" do animal abatido no matadouro, e logo ali fica-se com um resultado. Não é assim. Hoje sabe-se, só a partir de uma determinada idade, 30 meses, aparecem os casos de BSE. Aos animais com esse parâmetro, é retirado o tronco cerebral, e enviado para o laboratório oficial (há um em V. Conde e outro em Lisboa). Passadas 24 horas, tem-se o resultado, positivo ou negativo...um dia, para o tal teste rápido.

Conheço bem as pressões que as administrações de matadouros fazem sobre as equipas de Inspecção Sanitária, e quando existem recibos verdes as pressões redobram, o que nunca pode desculpar o que se passou no matadouro focado na reportagem ( Pec-Nordeste). Crimes contra a Saúde Pública são muito graves, não pode haver contemplação.

Passou-me, a DGV ( direcção geral  de veterinária) que tutela toda a sanidade e higiene animal, quando apareceram os primeiros casos de BSE, não tinha grande poder decisório, praticamente não funcionava. O Cavaco tinha criado um instituto: IPPAA ( instituto de protecção da produção agro-alimentar), curiosamente não dirigido por um veterinário, sim por um...coronel !!!

2 comentários:

A. Marques Lopes disse...

Também vi e fiquei banzado. Obrigado por mais este teu esclarecimento.
A. Marques Lopes

SOL da Esteva disse...

Oportuníssima esta tua intervenção, a esclarecer/confirmar o que sempre soubemos:Os políticos mentem e até comem... mioleira.
O poder económico come e dá de comer a quem colabora.

Abraços
SOL