quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DA GUERRA COLONIAL PARA A "GUERRA" DE HOJE

Há quarenta anos, já andava pela Guiné há quase dezoito meses, tive o azar de conhecer, e ter que conviver, com um tipo que ainda hoje me causa raiva, repulsa, vontade de lhe ir "às trombas", e isto só não terá acontecido porque após "sair" da guerra, nunca mais o avistei.
O tipo, mais velho que eu em idade, mas mais novo em tempo de serviço militar, ex-seminarista, após a recruta e especialidade em Mafra, foi escolhido para ser Capitão...o critério de escolha foi a idade.Na altura havia falta de Capitães do QP (quadro permanente) e daí acontecia a "fabricação" de Capitães Proveta".
DL, o tipo em causa, foi fazer um estágio  ( julgo de 3 meses) numa Companhia Operacional em Angola como Alferes Miliciano, regressou, foi colocado a formar uma CCAÇ, mobilizada para a Guiné,incorporada num Batalhão cujo comandante, Ten.-Coronel CL, vinha da GNR e da presidência de um clube de futebol.
O DL, que nunca deveria ter sonhado ser Capitão, e nunca o deveria ter sido, quando se viu com os galões nos ombros, inchou como um pavão ficando dotado de uma insolência a toda a prova.
Já na Guiné, um dia, confessou-me que o futuro dele, com a ajuda do comandante de Batalhão, seria integrar os quadros da GNR.

A missão da CCAÇ comandada pelo DL, estava bem defenida como unidade de quadrícula que era, mas assim não pensaram DL e CL. Aquelas duas cabeças, muito ignorantes sobre a guerrilha, resolveram fazer mais do que estava na missão atribuída, e que já era complicada.
Pensaram, vamos mostrar que somos melhores, iremos para além... olharam para os mapas e descobriram o que pensaram ser o além...abrir uma picada de uma tabanca (abandonada) chamada Quirafo até à foz do rio Cantorum. Este espaço era terra de ninguém, só mato, nenhuma população. A ideia deles era aberrante, não tinha nexo, mas queriam apresentar obra feita sem pensar nos custos (humanos)...a ignorância é má conselheira.
O grande feito, que o DL e CL imaginavam, transformou-se em grande tragédia...no próximo dia 17 de Abril passam 40 anos...naquela "obra", que nunca deveria ter começado, morreram emboscados 10 militares da CCAÇ do DL.
Haverá alguma ligação entre aquela tragédia e os dias de hoje ? Penso que sim !
O PM Coelho também quer ir para além de aquilo que está defenido...que importa que alguns Portugueses passem fome ??? não tenham dinheiro para medicamentos ??? ou que alguns morram da exaustão provocada pela austeridade??? a ele PM só interessa ir para lá do que lhe foi pedido por essa tal de troyka...
Doentes ? se não tiverem dinheiro, morrem ! pensam Coelho, Gaspar, Macedo. a Leite...depois de mortos, alguém os há-de enterrar...morram muitos!!! consigna dos ditos "governantes"




Sem comentários: