sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06/01

Há precisamente quarenta ( 40) anos, vinte e quatro (24) anos após ter posto os pés na Terra (terá sido num berço), quinze (15) anos antes do nascimento da minha filha, dois (2) anos passados depois da minha entrada na EPI, em Mafra, encontrava-me no Saltinho, Guiné.
Há poucos dias, tivera início o 1972, Ano Olímpico, e haveria de regressar lá para meio do 2º semestre.
Naquele 06/01, uma 5ª feira, logo pela manhã, comecei a pensar na Coluna Militar que, no dia seguinte, teria de apanhar para Galomaro. Teria de estar em Bambadinca no início da semana que se avizinhava, e aquele seria o meio de transporte a utilizar.
Sem estar nos planos, por volta do meio-dia apareceu um heli, já não me lembro do motivo, e como os pilotos, gostavam de lá almoçar, almoçaram. Durante o almoço, comemorativo, bem
regado, o piloto disse que ía para Bissau (aquela aeronave estava no Destacamento de Nova Lamego). Lancei a escada ao Clemente ( era o comandante da companhia a que eu estava adido) Oh Capitão, calhava-me bem uma ida a Bissau, apanho boleia no heli, e na 2ª feira hei-de arranjar um transporte para Bambadinca. O Clemente concordou. Muito bem comido, e melhor bebido, lá
tomei o caminho para Bambadinca (!?) via Bissau. Quatro dias na "civilização".
Mas a viagem "complicou-se". Saímos do Saltinho, e tomámos o rumo de Nova-Lamego ( o meio aéreo tinha de ser reabastecido), e chegados lá, apareceu um civil, sr. Camilo, que ao saber que era aniversariante, "rapou" de uma garrafa de wisky velho, e atestei mais uns copos ( os tripulantes, beberam sumos).
Horrível, a viagem de Nova-Lamego a Bissau, ía "enfrascado", e com o heli "a rapar"aconteceu: pela primeira vez, e única, enjoei...uma merda.
Jantei no "Solar dos Dez" com o camarada Domingos da 26ª CC...quando saímos já era dia 7.

Hoje neste 06/01, "troquei" parabéns com a minha filha, Maria Luís, e fui andar de btt...como os "putos", subi passeios e desci escadas...estou bem!!!

Sem comentários: